Descubra os 8 benefícios da Batata Doce na sua alimentação



Saiba como deixar o seu corpo saudável controlando a glicose, tendo mais energia para o treino e perdendo alguns quilos.

A Batata Doce é nativa das Américas e as suas raízes são ricas em açúcares que ajudam a manter o nível glicêmico estável, oferecendo vários benefícios para o corpo.

Ela também possui minerais como o sódio, potássio, cálcio, ferro e magnésio, além das vitaminas A, D, C, B12 e B6. Isso a torna um alimento bastante nutritivo e comumente procurado por praticantes de atividades físicas, diabéticos, veganos, vegetarianos e por aqueles que buscam saúde através da alimentação equilibrada.

Por ser um alimento versátil, a batata doce caiu no gosto popular, fazendo parte do cardápio do brasileiro em vários momentos do seu dia, que vão desde o café da manhã, almoço, jantar e lanche. Isso só é possível porque com ela podemos fazer várias receitas, tais como: purê, pão, tortas e a famosa bata doce com frango desfiado que faz parte da maioria das dietas dos praticantes da musculação.

Eles optam por este alimento porque a batata fornece energia com um baixo teor de gordura, mas este é apenas um dos benefícios que o tubérculo nos traz.

Confira as 8 formas de como a batata doce pode lhe beneficiar:

Na sua saúde como um todo

Rica em fibras, vitaminas e sais minerais, a batata doce é uma excelente fonte de antioxidantes de valor estimável na prevenção de vários cânceres, diminuindo os riscos que os metais pesados e os radicais livres representam para a nossa saúde como um todo.

Ela também é uma grande aliada na prevenção de úlceras estomacais, graças ao complexo B. A batata doce possui uma grande quantidade de fibras, que auxiliam na prevenção da prisão de ventre. Reduzindo, assim, o desconforto e dores que atingem até 20% da população brasileira.

Isto demonstra como este alimento nos fornece saúde e bem-estar, agindo como uma barreira contra agentes nocivos ao corpo humano.

No auxílio do emagrecimento

O fato de proporcionar gradualmente energia ao corpo faz com que a batata doce nos mantenha saciados por mais tempo.

Isso ocorre devido à batata doce ser um alimento de carboidrato complexo, que não eleva os níveis de insulina após ser consumida, além de possuir ótimas quantidade de fibra alimentar, cerca de 3 g para cada 100 g de batata.

Desta forma, o indivíduo sente que não precisa se alimentar várias vezes ao dia e também evita que faça refeições grandes e calóricas.


Para ajudar no controle da glicose

Você pode fazer várias receitas usando a batata doce, que ajuda o corpo a responder melhor à insulina por causa das suas fibras solúveis e a abundância do ácido clorogênico.

Desta forma, estabilizando os níveis de açúcares no sangue, controlando os picos glicêmicos que seriam responsáveis pelo diabetes. Ou seja, você pode se alimentar bem e com qualidade sem precisar restringir a sua alimentação. Aproveite e confira as 3 formas criativas de consumir este alimento!

Para proteger a pele

A batata doce contribui bastante para proteger a pele, principalmente contra os danos do sol causados pelos raios UV e na produção de colágeno, que mantém a pele firme e elástica.

No reparo do intestino

Por ser uma fonte de fibras dietéticas, a batata doce ajuda a manter o sistema digestivo saudável, limpando dele os metais pesados como arsênio e o mercúrio. Além das vitaminas do complexo B, que potencializam a síntese proteica, lipídica e energética em geral.

Durante a gravidez

Sabemos o quanto uma alimentação equilibrada e o pré-natal são essenciais para o bom desenvolvimento fetal, mas muitas mulheres sempre ficam na dúvida do que comer.

E muitos destes nutrientes podem ser encontrados na alimentação diária e em alimentos como a batata doce, que é rica em vitaminas A, C, D, B12 e B6. Estas são importante para o desenvolvimento celular, reparação de tecidos, formação dos ossos e no metabolismo de proteínas e gorduras. Além do cálcio, que ajuda na formação dos nervos, coração e músculos, dentre outros.

O que torna a batata doce um alimento potente para a mãe e o bebê, garantindo saúde aos dois. Entretanto, lembramos que é importante consultar um médico para definir a quantidade e os melhores horários para comer o alimento.

Para quando for treinar

Os músculos precisam de energia durante a atividade física. E por este motivo, a batata doce é um, se não o melhor alimento, pois ela evita a queda brusca de glicose no sangue, evitando tontura, náuseas e até desmaios.

Sendo consumida até duas horas antes da musculação ou atividades de alto impacto, os carboidratos presentes na batata se acumulam nos músculos evitando o desgaste e a fadiga. Veja também outros benefícios da batata doce depois dos exercícios físicos.

No café da manhã

A batata doce é um ótimo alimento para o desjejum, aliada a uma porção de proteína, como ovo mexido ou omelete. Isso ajudará a manter a sensação de saciedade, impedindo o consumo de alimentos fora do horário.



Comentar

18 − twelve =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.