Dieta do iogurte: saiba como funciona e o cardápio completo



Você vive em busca da dieta perfeita para eliminar os quilos extras e alcançar o peso ideal de forma definitiva? A dieta do iogurte pode ser a solução que você procura. Mas calma, você não vai passar o dia comendo só iogurte, pois essa não seria um opção saudável.

Veja a seguir o que é a dieta do iogurte, seus benefícios, cardápio de sugestão e outras dicas úteis para saber antes de começar.

O que é a dieta do iogurte?

A dieta do iogurte tem esse nome porque o iogurte natural é um alimento probiótico essencial para a saúde do sistema gastrointestinal, que acaba afetando o funcionamento do corpo todo.

O fato de o iogurte natural ser um alimento probiótico significa que ele é feito a partir de bactérias e leveduras benéficas ao organismo. Elas são naturais do corpo, mas vão se perdendo com o passar dos anos e precisam ser repostas.

Quando o corpo não tem bactérias e leveduras benéficas o suficiente, a microbiota intestinal fica desequilibrada e as doenças começam a aparecer aos poucos. Começando pelo intestino preso, dificuldade de digestão, enfraquecimento do sistema imunológico e obesidade.

Como funciona?

A dieta do iogurte é montada com alimentos específicos que devem ser seguidos à risca (variando as opções de vegetais a gosto) para obter os efeitos desejados. Mesmo assim, não dispensa a consulta a um nutricionista para conhecer as condições do seu corpo antes de começar a dieta.

O iogurte está presente e todas as refeições da dieta, mas não sozinho (exceto na ceia). E a qualidade do iogurte também é importante, pois precisa ser natural e light, com rica quantidade de probióticos.

Enquanto faz a dieta, esqueça totalmente da existência de frituras e fontes de açúcar e carboidratos industrializados. Com o passar dos dias e os efeitos benéficos ao organismo, vai ficar mais fácil resistir à tentação.

Os alimentos que fazem parte da dieta possuem baixa caloria e contêm todos os nutrientes essenciais para a saúde.

Benefícios

O benefício principal da dieta do iogurte é o fortalecimento do sistema imunológico, junto do reequilíbrio da microbiota intestinal. Como consequência o corpo vai emagrecer com saúde.

É claro que quando tudo isso acontece, você passa a sentir mais disposição e felicidade, pois cada dia é uma nova conquista e uma superação. A vida muda, os pensamentos mudam, os hábitos melhoram e você passa a compreender a verdadeira função dos alimentos para o corpo.

O mais interessante é que quando os resultados aparecem, aquela vontade incontrolável de comer porcarias reduz, pois você não quer estragar o que já conquistou. Além disso, ao comer os alimentos certos na hora certa, o corpo passa a não sentir fome o tempo todo.


Cardápio completo

Agora sim, mate a curiosidade sobre o que entra na dieta do iogurte. Conheça o cardápio completo, composto por 6 refeições ao dia:

Café da manhã

  • Pão de forma integral: 1 fatia;
  • Pasta de ricota light: 1 colher de sopa;
  • Iogurte natural desnatado: 1 potinho (200 mililitros).

Lanche da manhã

  • Fruta: 1 porção (média 100 gramas);
  • Iogurte natural desnatado: 1 potinho (200 mililitros).

Almoço

  • Peito de frango: 1 filé;
  • Salada: à vontade;
  • Iogurte natural desnatado: 1 potinho (200 mililitros).

Lanche da tarde

  • Suco de fruta natural ou chá (sem adoçar): 1 copo;
  • Iogurte natural desnatado: 1 potinho (200 mililitros).

Jantar

  • Salada: à vontade;
  • Fruta: 1 porção (100 gramas);
  • Iogurte natural desnatado: 1 potinho (200 mililitros).

Ceia

  • Iogurte natural desnatado: 1 potinho (200 mililitros).

Dicas úteis

Você é intolerante à lactose? Mesmo assim pode fazer a dieta do iogurte utilizando a versão de soja.

Se não quiser perder muito peso, apenas manter, também pode aderir à dieta, mas com apenas 1 potinho de iogurte ao dia.

Procure escolher alimentos naturais e orgânicos para consumir, e evite ao máximo os industrializados.

Embora essa dieta tenha um cardápio fechado, vá ao seu nutricionista para obter orientação sobre os alimentos que podem ser substituídos sem prejudicar os resultados.

Para que os alimentos tenham um sabor mais intenso e apetitoso, tempere com azeite de oliva extravirgem, pouco sal, pimenta, limão e ervas frescas.

A prática de exercícios físicos é indispensável para que a dieta do iogurte tenha efeito. Não apenas para fortalecer os músculos e queimar gordura, mas para que o intestino trabalhe corretamente e o iogurte funcione a seu favor.

Ao longo do dia, beba bastante água, pois ela é essencial para metabolizar tudo o que você come. Água pura, não saborizadas, nem chá nem suco.

Se depois de ver os resultados você quiser parar com a dieta, não volte a se alimentar de comida que não é saudável. Mantenha as refeições no horário correto e coma comida de verdade, natural e fresca. Assim você evita o efeito sanfona.



Comentar

nineteen − 7 =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.